“Aqui Brilhou a Luz”

Conta a lenda, que o pároco de Moreira indo à Quinta das Moitas, sacramentar um enfermo, deixara cair as sagradas partículas no sítio do Souto Coelho, e logo começou aqui a aparecer uma luz brilhante que se via ao longe.

Isto fez com que neste local se erguesse uma cruz a qual atraia muitos devotos a depositar-lhe ofertas, e sem que ninguém lhe tocasse.

Em 1780 o pároco de Moreira de Rei, João Borges de Campos, querendo transferir essas devoções para a Igreja Matriz de Moreira de Rei, autorizado pelo bispo desta diocese, D. Christovam d´Almeida Soares, mandou cortar a cruz que transferiu para a referida Igreja; mas todos os esforços foram baldados, porque neste lugar continuou aparecendo a mesma luz, e os devotos sucediam-se diariamente.

Em vista destas devoções o reverendo António da Cunha e Souza, pároco de Moreira e atualmente de Valdujo, coadjuvado pelos habitantes das Casas, aconselhado pelo arcipreste de Trancoso, cónego Francisco Maria Patrício, erigiram aqui a primitiva capela para festejarem a Santa Cruz, hoje Senhor da Pedra.

Foi no dia 3 de maio de 1906 que aqui teve lugar o primeiro sermão pregado pelo referido cónego Francisco Maria Patrício, sendo enorme a concorrência de romeiros. E desde essa data, que a romaria ao Senhor da Pedro, tomou desenvolvimento extraordinário.

Atualmente, a romaria do Sr. da Pedra tem lugar no domingo mais próximo do dia 3 de maio.

Comments are closed.

Close Search Window